sábado, 20 de fevereiro de 2010

ERVAS E SUAS FUNÇÕES RITUALISTICAS - OSSAIM/AGUÉ/KATENDE

Ervas utilizadas por Ossain




ARIDAN: Os frutos de aridan são favas utilizadas no abô do iniciado, em assentamentos de Exú, Ogum, Omolu,  Oxum e Xango Baru e na preparação de pó usado para combater feitiços.
BAUNILHA-DE-NICURI - É utilizada nos rituais de iniciação ,banhos purificatórios e na sacralização dos objetos rituais do orixá.
ERVA DE PASSARINHO: É muito aplicada principalmente no abô do orixá, nas obrigações renovadas anualmente e nos abô de babalossaim. Nas renovações, esta planta é a duodécima folha que completa o ato litúrgico renovatório.
ERVA DE SANTA LUZIA: Muito usada nas obrigações de cabeças, bori, lavagem de contas, feitura de santo e tiragem de vumi. De igual maneira, também se emprega nos abô, banhos de descarrego ou limpeza dos filhos dos orixás. A medicina popular a consagrou como um grande remédio, por ser de grande eficácia contra o vício da bebida. O cozimento de suas folhas é empregado contra doenças dos olhos e para desenvolver a vidência
GITÓ – carrapeta: Sua utilização se restringe ao uso litúrgico e ritualístico. É largamente empregada nos banhos de limpeza e purificação do orixá. Usada também em banhos de cabeça para desenvolver a vidência, audição e intuição.
GUABIRA: Aplicada em todas as obrigações de cabeça, nos abô de uso geral e nos banhos de purificação e limpeza dos filhos dos orixás.
LÁGRIMA DE NOSSA SENHORA: É usada nas obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de descarrego ou limpeza. 

NARCISO DE JARDIM: Entra nos trabalhos em razão de ser suporte para o fetiche de Ossaim, para o assentamento. Para ser utilizada, plante-a em um pote, no canto do vegetal, coloque o fetiche e por dentro do pote prenda o pé do fetiche com um pouco de tabatinga deixa-se secar em lugar longe de correntes de vento para que possam ter perfeita fixação. Quando estiver seco, o trabalho, procede-se com o sacrifício da ave correspondente ao orixá da folha (o galo), deixando o ejé banhar todo o fetiche. Acrescente fumo de rolo, banhe todo o fetiche com vinho moscatel e mel de abelhas, separadamente. Ao terminar, coloque o pote, com um abrigo circular por cima, e leve-o para cima do telhado do terreiro, lado esquerdo de casa e direito de quem a olha de frente.
OGBO - Usado na iniciação de todos os filhos de santo

Breve incluirei mais ervas utilizadas para Ossain

Nenhum comentário: