domingo, 27 de março de 2011

SIMBOLOS XANGO/HEVIOSO/NZAZI - PARTE IV



AWE OU IKOKO - pote ritual, normalmente cheio d'água é deixado ao lado do assentamento, por vezes enterrado até a metade. A água nele guardada é bebida por ser considerada como detentora de grande força. Quando é realizado sacrifício, suas paredes externas recebem um pouco de sangue.

O pote em forma de chaleira tem um simbolismo masculino e feminino. Na tampa tem a escultura da cabeça de um lobo que é o animal  consagrado aos grandes deuses , quando o punho for feito com a árvore do carvalho  que é consagrada à todos os deuses do fogo, tais como Shango, Yahweh, Júpiter, e Thor;  o carvalho deve ser cortado com o machado duplo.



No culto Lukumi tem um caminho de sango (sango yele) onde eles dizem que ele é um mago verdadeiro que voa em uma vassoura de " mariwo " para resguardar suas casas dos inimigos e do fogo. Tem caras diferentes e pode se disfarçar como uma mulher vestindo uma saia de" mariwo " (o mariwo é feito   da fibra da palma que é  submersa na água para fazê-la ficar macia) Muda assim freqüentemente que poucos  povos podem reconhecê-lo. É um guloso que ama o quiabo cozido com farinha do milho, e banha de porco e sem caroço. Esta sopa é derramada  dentro de sua bacia, em cima de suas pedras. Esta sopa é oferecida e  feita especialmente quando seus seguidores quiserem acalmar ou pedir algo dele.
Sango Obaylle -  dizem que podemos encontrá-lo á viver no alto da árvore de palmeira real. Todas as oferendas são entregue a eles lá, em especial pencas de bananas amarradas com uma fita vermelha. Este é o único Sango que foi forçado a viajar, ou vagueia pela cidade para tentar recuperar seu trono. Era " um rei desabrigado " que perdeu seu reino para ser um monarca irresponsável. Era um dia rico e no seguinte um pedinte. A lenda diz que um dia onde cozinhava um rato do arbusto e alguns viajantes vieram e ele ofereceu uma parte do pouco alimento que comia. Os viajantes  eram  espíritos que como  recompensa da sua generosidade convidou um exército de espíritos e deu-lhe de volta seu trono.

Nenhum comentário: